segunda-feira, 27 de maio de 2013

Dicas de Estudo, Para Fisiologia Humana:

1° A Fisiologia Humana é uma Disciplina realmente complexa que envolve conteúdos extremamente detalhados de todo o funcionamento do organismo. Porém existem técnicas que podem tornar o estudo da Fisiologia mais prazeroso e de fácil entendimento. Visto que se trata de uma disciplina indispensável para os cursos da área da saúde.
2°Nunca deixar a matéria acumular, a partir da data marcada da avaliação, revise o conteúdo.
3° Enriqueça seu conhecimento com outros autores de livros, realize pesquisas a parte. 
4°Realize  Resumos para facilitar seu estudo. 
5°Faça anotações em sala de aula, esquematize o conteúdo conforme a sua criatividade, crie métodos que sejam adaptados a sua forma de compreender melhor o conteúdo. 
Essas são as Dicas ! Bom Estudo . 

Bioeletrogênese


Bioeletrogênese

                É a capacidade de gerar e alterar a diferença de potencial elétrico através da membrana.
As células geram diferença entre as membranas, e algumas conseguem inverter as cargas para conduzir informação ( neurônios, células musculares esqueléticas, etc).

Mas antes devemos nos lembrar da Membrana Plasmática.


 A membrana plamática além de suas funções de integridade, permeabilidade seletiva, reulação de interação célula à célula,  reconhecimento de antígenos, interface entre citoplasma e meio externo, sistema de transporte para moléculas específicas, ela tem uma função muito ligada a bioeletrogênese que seria a transdução de sinais extracelulares físicos/ou químicos em eventos intracelulares.

A Membrana Plasmática é formada por uma bicamada lipídica onde estão inseridas proteínas, forma-se então um mosaico fluído.

Conceito de Fisiologia Humana

A fisiologia é a ciência cujo objecto de estudo se prende com as funções dos seres orgânicos. O termo deriva do vocábulo latim physiologĭa (“conhecimento da natureza”), ainda que este tenha origem grega.
Graças à utilização de princípios das ciências exactas, a fisiologia trata de estudar as interacções dos elementos básicos do ser vivo com o seu meio envolvente. O seu objectivo principal consiste em compreender os processos funcionais dos organismos vivos e todos os seus elementos.
É possível fazer a distinção entre a fisiologia humana (ou animal) e a fisiologia vegetal. A fisiologia humana e a fisiologia animal estão relacionadas, tendo em conta que, graças aos testes realizados com animais, têm registado progressos a nível do conhecimento sobre os seres humanos.
Neste tipo de fisiologia, os especialistas têm por base a homeostasia (“posição similar” ou “estabilidade similar”) para descrever a persistência das condições constantes no meio interno. Esta constância é produzida pelas funções dos órgãos e dos tecidos.